75% dos consumidores afirmam que mensagens de texto das marcas constantemente os levam a realizar compras, de acordo com pesquisa
Um artigo do portal The Wise Marketer publicou dados da pesquisa Consumer Insights 2024, realizada pela plataforma inteligente de engajamento móvel Vibes. O levantamento entrevistou mais de 1.000 consumidores que utilizam dispositivos móveis, com a intenção de entender como é hoje seu relacionamento com os smartphones; como isso mudou ao longo dos anos; como eles preferem interagir com as marcas em seus telefones e como essas interações ajudam ou atrapalham seu caminho até a compra.
Entre as principais conclusões está a quase absoluta a adoção do SMS, tanto pelas marcas como pelos seus consumidores: 75% dos consumidores reportaram que as mensagens de texto das marcas os levam constantemente a realizar compras. Quando o assunto é a taxa de abertura, os números são ainda maiores: 98% dos consumidores disse abrir o SMS das marcas.
A pesquisa também descobriu que 54% dos consumidores fizeram uma compra a partir de um anúncio de oferta feito nas carteiras digitais deles (prática não comum no Brasil) e quase 60% usaram um cartão de fidelidade armazenado na carteira digital ao fazer uma compra offline ou online. Embora a carteira digital já tenha sido utilizada principalmente para abrigar versões digitais de cartões de crédito, mais 52% dos consumidores dizem que agora usam a carteira digital para armazenar itens que não são cartões de crédito, como cartões de fidelidade, ofertas, cupons, cartões-presente e ingressos para eventos.
Esta rápida adoção de SMS e carteira digital abre claramente uma oportunidade para marcas que buscam gerar mais tráfego e compras. Um em cada quatro consumidores disse que usa sua carteira digital mais de uma vez por semana, desses 40% estão mais propensos a também se inscreverem para receber mensagens de texto das marcas – demonstrando o crescimento deste novo canal de marketing.
Vale lembrar que os dados da pesquisa não refletem necessariamente a realidade do Brasil. Por aqui, usa-se muito mais WhatsApp do que SMS e as carteiras digitais ainda não são tão difundidas para outros usos que não os de cartão de crédito. No entanto, as marcas devem ficar atentas a essas tendências e, principalmente, as grandes taxas de conversão apresentadas.