Programas de Fidelidade para Empresas
Como as empresas estão garantindo exclusividade e personalização para fidelizar clientes

Como as empresas estão garantindo exclusividade e personalização para fidelizar clientes

Recentemente, uma postagem do blog da ABEMF abordou algumas ideias de benefícios ideais para manter os clientes fiéis – confira aqui. Para encantar os clientes, é preciso oferecer duas coisas essenciais: exclusividade e personalização.

Reunimos aqui alguns exemplos de empresas que vêm executando essa estratégia.

A Gol tornou o pacote de mensagens de texto, que inclui aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger,  iMessenger e Viber, gratuito em voos para clientes Smiles. Dessa forma, o acesso torna-se um benefício exclusivo, disponível somente para membros do programa de fidelidade.

Já a gigante do varejo Macys vem aprimorando cada vez mais as técnicas de personalização para reter clientes.

De acordo com o CEO e presidente da marca, Jeff Gennette, a personalização sempre foi uma prioridade para a Macy’s: “Historicamente, implementamos recomendações personalizadas de produtos, programas de e-mail, SMS e push e mídia paga dedicada à personalização. Cada uma dessas iniciativas tem aumentado a relevância para nossos clientes, resultando em maior engajamento quando expostos a uma experiência mais personalizada”, diz.

Em 2024, a Macy’s concentrará esforços em métodos específicos de personalização. Como, por exemplo:

– incentivar compras complementares;

– orientar os clientes para novas categorias;

– maximizar o uso do cartão de crédito da Macy’s;

– e reengajar clientes de alto gasto.

Mas como ir além?

Ainda nessa linha, uma matéria do portal Economia SP cita como a Inteligência Artificial pode ser crucial para ajudar empresas e marcas nessa missão de oferecer benefícios exclusivo e personalizados, isso por que ela é capaz de:

1. Coleta de dados inteligente

Uma das vantagens cruciais da IA é a sua capacidade de coletar dados de maneira inteligente. Isso inclui informações demográficas dos consumidores, histórico de compras, preferências e até mesmo sentimentos expressos nas mídias sociais. Os sistemas de tecnologia refinada podem extrair insights valiosos desses dados, ajudando as empresas a entender melhor quem são seus clientes e o que eles desejam.

2. Personalização de experiências

Compreender quem está do outro lado é apenas o começo. A IA permite que as empresas personalizem suas ofertas de maneira precisa. Os algoritmos de IA podem prever o que os clientes desejam com base em seu comportamento passado e nas tendências do mercado. Isso permite que as marcas ofereçam recomendações de produtos relevantes e comunicações personalizadas, criando uma experiência mais atraente.

3. Antecipação de necessidades

A IA não apenas responde às necessidades dos consumidores, mas também pode antecipá-las. Algoritmos de aprendizado de máquina podem identificar padrões que indicam quando um usuário está prestes a fazer uma compra ou quando ele pode estar insatisfeito. Isso permite que as empresas ajam proativamente para incentivar a lealdade do cliente.

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