Como as empresas estão garantindo exclusividade e personalização para fidelizar clientes
Recentemente, uma postagem do blog da ABEMF abordou algumas ideias de benefícios ideais para manter os clientes fiéis – confira aqui. Para encantar os clientes, é preciso oferecer duas coisas essenciais: exclusividade e personalização.
Reunimos aqui alguns exemplos de empresas que vêm executando essa estratégia.
A Gol tornou o pacote de mensagens de texto, que inclui aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger, iMessenger e Viber, gratuito em voos para clientes Smiles. Dessa forma, o acesso torna-se um benefício exclusivo, disponível somente para membros do programa de fidelidade.
Já a gigante do varejo Macys vem aprimorando cada vez mais as técnicas de personalização para reter clientes.
De acordo com o CEO e presidente da marca, Jeff Gennette, a personalização sempre foi uma prioridade para a Macy’s: “Historicamente, implementamos recomendações personalizadas de produtos, programas de e-mail, SMS e push e mídia paga dedicada à personalização. Cada uma dessas iniciativas tem aumentado a relevância para nossos clientes, resultando em maior engajamento quando expostos a uma experiência mais personalizada”, diz.
Em 2024, a Macy’s concentrará esforços em métodos específicos de personalização. Como, por exemplo:
– incentivar compras complementares;
– orientar os clientes para novas categorias;
– maximizar o uso do cartão de crédito da Macy’s;
– e reengajar clientes de alto gasto.
Mas como ir além?
Ainda nessa linha, uma matéria do portal Economia SP cita como a Inteligência Artificial pode ser crucial para ajudar empresas e marcas nessa missão de oferecer benefícios exclusivo e personalizados, isso por que ela é capaz de:
1. Coleta de dados inteligente
Uma das vantagens cruciais da IA é a sua capacidade de coletar dados de maneira inteligente. Isso inclui informações demográficas dos consumidores, histórico de compras, preferências e até mesmo sentimentos expressos nas mídias sociais. Os sistemas de tecnologia refinada podem extrair insights valiosos desses dados, ajudando as empresas a entender melhor quem são seus clientes e o que eles desejam.
2. Personalização de experiências
Compreender quem está do outro lado é apenas o começo. A IA permite que as empresas personalizem suas ofertas de maneira precisa. Os algoritmos de IA podem prever o que os clientes desejam com base em seu comportamento passado e nas tendências do mercado. Isso permite que as marcas ofereçam recomendações de produtos relevantes e comunicações personalizadas, criando uma experiência mais atraente.
3. Antecipação de necessidades
A IA não apenas responde às necessidades dos consumidores, mas também pode antecipá-las. Algoritmos de aprendizado de máquina podem identificar padrões que indicam quando um usuário está prestes a fazer uma compra ou quando ele pode estar insatisfeito. Isso permite que as empresas ajam proativamente para incentivar a lealdade do cliente.