Novidades do mercado
Como as inovações de IA estão influenciando todos os aspectos do marketing

Como as inovações de IA estão influenciando todos os aspectos do marketing

Embora a inteligência artificial (IA) ainda possa soar para algumas pessoas, como algo saído de um filme de ficção científica, ela, sem dúvida, é real. E a IA já está deixando sua marca em praticamente todos os setores, incluindo o marketing e os programas de fidelidade – confira aqui quais são os melhores.

MAS, AFINAL O QUE É IA?

Inteligência Artificial refere-se a qualquer sistema capaz de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Algumas das tarefas que a IA pode realizar incluem:

– Reconhecimento de emoções;

– Solução de problemas;

– Processos criativos; 

– Diagnóstico de doenças.

E COMO A IA ESTÁ AJUDANDO O MARKETING?

As inovações de IA estão otimizando o desempenho do marketing ao automatizar vários processos dependentes de humanos, o que, por sua vez, elimina o risco de eventuais erros.

Através do  uso de análises de big data e outros processos fornece insights sobre o público-alvo e ações que poderiam ser tomadas. Esses insights ajudam os profissionais de marketing a criar pontos de contato com o cliente mais eficientes e eficazes e a tomar melhores decisões. .

No entanto, embora a IA possa tomar decisões usando dados, ela não substitui o toque humano – pelo menos, ainda não. Em parte, é por isso que a aplicação de IA em marketing e outras indústrias tem sido implantada de maneira gradual e controlada.

Mas se a Lei de Moore estiver certa, um futuro onde a IA possa lidar com campanhas inteiras de marketing não está longe. Isso porque a Lei de Moore prevê que a velocidade e o poder de processamento dos computadores dobrarão a cada dois anos – o que de fato vem acontecendo há décadas.

A seguir, algumas inovações de IA que estão mudando a indústria de marketing:

1. A IA ESTÁ CRIANDO CONTEÚDO

Muitos profissionais de marketing já estão aproveitando a tecnologia de IA para acelerar a criação de conteúdo. A IA pode oferecer sugestões de conteúdo e até mesmo escrever artigos completos. O próprio The Guardian, tablóide inglês, já utilizou tal inovação.

No entanto, a tecnologia está longe de ser perfeita quando se trata de criação de conteúdo.

Escrever é um processo criativo e a IA tem dificuldades nessa área. Contudo, a IA pode economizar muito tempo para seus escritores. Ele pode automatizar vários aspectos da criação de conteúdo, como geração de ideias, pesquisas e até auxiliar os redatores na edição e revisão.

2. AI ESTÁ AUMENTANDO A PUBLICIDADE

A publicidade produz toneladas de dados com os quais os profissionais de marketing trabalham para melhorar os resultados. A IA está simplificando dois aspectos críticos da publicidade: a criação de anúncios e a otimização de campanhas publicitárias.

– Gerando anúncios:

Muitas das principais empresas de publicidade online e mídia social têm ferramentas baseadas em IA que ajudam os anunciantes a criar anúncios automaticamente. Mais notavelmente é o Facebook, onde o sistema pode gerar peças de anúncios e variações em segundos.

– Otimizando campanhas:

A IA é um ajuste natural para otimizar campanhas de publicidade. Graças à internet, há uma capacidade quase ilimitada de coletar e gerar dados. No entanto, nenhum ser humano pode analisar todas essas informações e chegar a conclusões tão rápido quanto a IA.

Ferramentas de anúncios baseadas em IA podem detectar padrões em escala e prever quais mudanças são necessárias para melhorar o desempenho. Tudo isso geralmente ocorre em segundos, em vez de horas ou dias.

Por exemplo, o Google usa IA para maximizar a relevância e o desempenho em sua rede de anúncios. Isso inclui direcionar mais tráfego para campanhas locais, otimizar lances de CPC, campanhas de compras, distribuição de anúncios para o Google AdSense e muito mais.

3. AI ESTÁ MELHORANDO O ATENDIMENTO AO CLIENTE

Os chatbots com IA são uma virada de jogo. Grandes corporações já possuem esses sistemas em sites, respondendo às perguntas mais frequentes e direcionando os clientes aos recursos apropriados.

Antes da tecnologia do chatbot, as organizações precisavam contratar muitos funcionários para cobrir o atendimento e suporte ao cliente. Agora as empresas podem automatizar várias tarefas usando um chatbot, o que reduz o tempo de espera e agiliza o tempo de resolução. Como resultado, a experiência do cliente geralmente melhora.

Um estudo da Juniper Research descobriu que os chatbots baseados em IA economizaram US$ 165 milhões aos bancos em 2019.

À medida que os chatbots se tornam mais sofisticados, responsivos e naturais, pode chegar o momento em que esses sistemas lidarão com departamentos inteiros de atendimento ao cliente, sem parâmetros.

Por exemplo, Mitsuku é o chatbot mais humano do mundo, venceu o Teste de Turing do Prêmio Loebner (competição anual,existente até 2020, que premiava os programas de computador que mais se assemelhassem ao ser humano)  cinco vezes. Mitsuku é capaz de ter reações semelhantes às humanas, inclusive no que se refere a criação de histórias, piadas, poemas e horóscopo. Você pode perguntar a Mitsuku sobre qualquer coisa.

No entanto, não espere que um chatbot faça tudo quando se trata de atendimento ao cliente – a tecnologia ainda não chegou lá. A qualquer momento, as pessoas devem ser capazes de falar com outro humano, se preferirem. Além disso, contar apenas com um chatbot para atendimento ao cliente pode causar danos à reputação.

4. AS INOVAÇÕES DE AI ESTÃO MELHORANDO A OTIMIZAÇÃO DA TAXA DE CONVERSÃO

Conseguir visitantes para um site é apenas um aspecto do crescimento de um negócio. Esses visitantes ainda precisam realizar a ação desejada (por exemplo, comprar, se inscrever, etc.), e é por isso que mais tráfego no site nem sempre é a resposta para o crescimento.

Mensurar a taxa de conversão é o processo de extrair o máximo do tráfego atual do seu site para alcançar lucros maiores, e a IA está melhorando os resultados. Muitos profissionais de marketing usam plataformas de conversão com tecnologia de IA para oferecer a melhor experiência aos consumidores.

As inovações de IA têm muito potencial

A IA ainda tem um longo caminho a percorrer, mas já está beneficiando o marketing de várias maneiras. A maioria das inovações de IA atualmente no mercado são Artificial Narrow Intelligence (ANI). Mas existem outros tipos de IA:

– AGI (Artificial General Intelligence): capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano poderia.

– ASI (Artificial Super Intelligence): refere-se a qualquer IA que ultrapasse o intelecto humano.

Como é possível para notar, ainda há muito potencial inexplorado. E a sua empresa e, especialmente, seu programa de fidelidade, já estão utilizando IA?

Com informações do The Wise Marketer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *