
Brendan Boerbaitz: desvendando o potencial da inteligência artificial na fidelização
Estamos empolgados em anunciar a próxima edição do Fórum Brasileiro de Fidelização, promovido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), que acontece no dia 12 de setembro de 2023, em São Paulo.
Confira aqui uma entrevista com Paulo Curro, diretor executivo da Abemf, sobre o evento.
Esta será a sexta edição do evento, criado com o objetivo de reunir profissionais do mercado de fidelização tanto do Brasil quanto do mundo, a fim de discutir as principais tendências desse segmento em constante evolução.
O Fórum é uma oportunidade única para especialistas e líderes do setor de fidelização compartilharem ideias, experiências e insights valiosos. Mais de 400 participantes de empresas com programas de fidelidade, parceiros desses programas e interessados nesse universo vão se encontrar, criando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e oportunidades de networking.
Dentre as ilustres presenças confirmadas está Cristina Ziliani, Ph.D e professora de Marketing na Universidade de Parma, Itália. Ela trará insights valiosos ao abordar as principais mudanças que moldaram o pensamento e as práticas na gestão de programas de fidelidade. Além disso, Brendan Boerbaitz, representante da Deloitte Consulting, dos Estados Unidos, vai estar presente pela segunda vez no Fórum. Ele vai explorar um dos temas mais relevantes da atualidade no segmento: Inteligência Artificial.
A seguir, você confere uma entrevista exclusiva com Brendam Boerbaitz sobre o que esperar da temática no próximo fórum!
Poderia nos contar um pouco mais sobre o que você está preparando para a próxima edição?
Primeiramente, estou muito empolgado por me juntar à ABEMF e seus membros novamente em São Paulo! Vamos explorar como organizações bem-sucedidas estão utilizando a inteligência artificial para aprimorar as experiências e operações de programas de fidelidade. Vamos percorrer todas as áreas da estratégia, assim líderes de estratégia, marketing, experiência do cliente e operações vão poder entender como podem aproveitar para impulsionar os resultados do programa de forma eficaz, evitando armadilhas comuns. Também compartilharemos exemplos práticos e lições aprendidas a partir dos esforços das empresas do mercado.
O que já sabemos sobre a inteligência artificial no universo do mercado de fidelização?
A rápida expansão da inteligência artificial no espaço de fidelização espelha a trajetória da inovação digital nos últimos 10-15 anos. Como “linha de frente” para a aplicação de novas tecnologias e tendências, os programas de fidelidade têm adotado a inteligência artificial de várias formas, como assistentes virtuais/chatbots, precificação dinâmica de resgates e recomendações personalizadas. No entanto, em meio a esses avanços, a maturidade das capacidades de fidelização habilitadas por IA ainda é bastante baixa na maioria das indústrias e ainda há oportunidades inexploradas a serem exploradas.
Quais são as expectativas para o crescimento da IA no mercado de fidelização nos próximos anos?
Estamos esperando um crescimento explosivo nesse espaço. Alguns números para fornecer contexto: Eu vi um relatório recente prevendo que os gastos globais com IA devem dobrar de cerca de US$ 50 bilhões em 2020 para mais de US$ 110 bilhões em 2024; adicionalmente, o 5º relatório anual ‘Estado da IA nas Empresas’ da Deloitte revela que 94% dos líderes globais acreditam que a IA será crucial para o sucesso de suas organizações nos próximos cinco anos. O que está impulsionando essa demanda? Com décadas de experimentação e desenvolvimento por trás de nós, capacidades fundamentais como aprendizado de máquina e modelos de linguagem levaram a um momento inovador com o ChatGPT – nosso próprio momento ‘iPhone’ na IA. Agora, é essencial para os envolvidos compreenderem a integração estratégica da IA em seus programas, ao invés de se envolverem em uma corrida reativa de participar por participar.
Quando falamos sobre inteligência artificial, é inevitável pensar que um de seus grandes riscos no mercado de fidelização é não tornar o relacionamento com o cliente mecânico. Esse é um dos desafios de introduzir a IA neste mercado? Como manter os relacionamentos humanos na era da IA?
Não acredito que isso seja um risco maior do que foi nos últimos 10-15 anos, quando as experiências digitais se tornaram onipresentes em todos os aspectos de nossas vidas. O fato é que a maioria dos seres humanos aprecia a experiência humana e deseja ter relacionamentos significativos com marcas e indivíduos. Eles não desejam relacionamentos significativos com bots e algoritmos. As organizações que compreendem isso e moldam seus investimentos em IA sob uma filosofia de “com humanos”, ao invés de vez de “no lugar de humanos”, encontrarão maneiras sustentáveis de aprofundar os relacionamentos e criar valor com seus clientes.
Participe do 6º Fórum Brasileiro de Fidelização!
Se você está interessado em explorar as tendências e desafios do mercado de fidelização e descobrir como a inteligência artificial está moldando o futuro desse segmento, não perca o 6º Fórum Brasileiro de Fidelização.
Local: Teatro WTC – Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo, São Paulo
Quando: 12 de setembro de 2023
Garanta o seu ingresso aqui e junte-se a nós nesse evento imperdível.