
Inovação e transformação no setor de fidelização: uma conversa com a Livelo, Associada da ABEMF
Pioneira em seu segmento, a Livelo, associada ABEMF, introduziu uma solução revolucionária que permite o uso de pontos acumulados no programa para efetuar pagamentos via Pix. Essa inovação não apenas simplifica a maneira como os consumidores acumulam e utilizam pontos, mas também amplia a presença da Livelo no mundo físico, proporcionando uma experiência única aos seus clientes.
Conversamos com Marcelino Cruz, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios B2B da Livelo, para entender melhor os desafios e as conquistas que a empresa tem enfrentado em um mercado em constante transformação. Nesta entrevista, Marcelino compartilha insights valiosos sobre o surgimento dessa solução pioneira, a adaptação da Livelo às mudanças aceleradas pela pandemia e a visão da empresa para o futuro.
Vale lembrar que, no dia 12 de setembro, aconteceu a 6ª edição do Fórum de Fidelização da ABEMF. Nele, avanços de inovação como o da Livelo foram discutidos por especialistas do mercado. Veja o que rolou aqui!
Confira a entrevista:
1. A Livelo lançou uma solução inovadora no setor de fidelidade, permitindo o uso de pontos acumulados no programa para efetuar pagamentos via Pix. Como surgiu essa inovação e qual é o objetivo principal?
A Livelo busca estar presente no cotidiano das pessoas, mostrando que é possível juntar e usar pontos em ações rotineiras. Com o produto que permite o pagamento de compras em lojas físicas ou online com pontos via Pix, a Livelo descomplicou a forma de acumular e trocar pontos e ofereceu mais liberdade de escolha para o cliente. É ele quem decide como o nosso programa estará presente na sua vida, seja com viagens, cashback ou transações do dia a dia, por exemplo.
Além de ser a primeira empresa do segmento de fidelidade a oferecer uma solução que permite o pagamento com pontos usando Pix, esse produto ampliou a presença da Livelo no mundo físico. É possível usar essa novidade em qualquer estabelecimento que aceite o método de pagamento Pix via QR Code ou Copia e Cola.
2. No contexto do setor de fidelidade, muito se discute sobre simplificar o acúmulo e uso de pontos pelos usuários. Essa solução atende a esse princípio?
Sem dúvida. O produto “Pagar com Pix” amplia as opções de uso dos pontos, permitindo que a Livelo esteja mais integrada à vida diária das pessoas. De forma simples e fácil, é possível usar os pontos para pagar em supermercados, restaurantes, farmácias, lojas online, salões de beleza, táxis, oficinas mecânicas, lavanderias e postos de gasolina.
3. De maneira mais ampla, como a Livelo busca acompanhar as tendências de inovação e tecnologia?
Para nos tornarmos cada vez mais inovadores e sempre nos atualizarmos dos temas que estão movimentando o mercado, participamos de eventos nacionais e internacionais, como o Web Summit Rio, o VTEX Day e a NRF Retail’s Big Show, que, inclusive, na edição de 2023 trouxe insights valiosos, como a influência da geração Z e omnicanalidade. Além disso, estamos sempre atentos às principais notícias e mudanças que ocorrem no mundo, acompanhando pesquisas, tendências e relatórios, e buscamos trocar experiências de forma recorrente com nossos parceiros comerciais e fornecedores.
4. Os anos recentes, marcados pela pandemia, aceleraram esses avanços tecnológicos?
Com certeza. A pandemia impactou os hábitos e necessidades do consumidor, fazendo com que as empresas precisassem se reinventar. Com as pessoas passando mais tempo em casa, por exemplo, a Livelo percebeu que os clientes começaram a direcionar os pontos para o resgate de produtos do varejo que faziam parte do dia a dia, como itens de cozinha, vouchers de delivery, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho e itens de home office. Somente no primeiro trimestre de 2021, por exemplo, tivemos um aumento de 50% na quantidade de clientes que trocaram pontos por produtos do catálogo, se compararmos com o mesmo período de 2020.
Com o aumento de consumo em comércio eletrônico, as empresas precisaram investir em tecnologia para atender as demandas e melhorar a experiência do consumidor, desde o momento da compra até a entrega do pedido. A pandemia acelerou a adoção e desenvolvimento de tecnologias não apenas no varejo, como em muitas outras áreas, desde a telemedicina e o trabalho remoto até a inteligência artificial.
5. Conte um pouco sobre o quanto a tecnologia vai influenciar no segmento de fidelidade daqui para a frente?
Os avanços tecnológicos têm o potencial de influenciar como as empresas de recompensa se relacionam com os seus clientes, incluindo atendimento, experiência do consumidor e jornada de compra, além de impulsionar a inovação em produtos e serviços, tornando-os mais adequados, personalizados para os consumidores e interativos.
6. Quais as metas/objetivos da Livelo para 2023?
A Livelo tem como objetivo estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, descomplicando a maneira de ganhar e usar os pontos e mostrando que é possível viver melhor com pontos. Para isso, nós buscamos ampliar nossos benefícios e soluções.
Apenas no primeiro semestre deste ano, por exemplo, nós aprimoramos o Shopping Livelo, trazendo novos parceiros, disponibilizando o produto na versão web e ampliando as formas de pagamento. Os clientes conseguem escolher como desejam pagar suas transações: com dinheiro, com pontos ou pagando o valor parcial em pontos e completando o restante com dinheiro. Outra novidade foi a expansão dos benefícios do Clube Livelo, que é programa de assinatura mensal ou anual em que os participantes acumulam pontos. Além de todas as vantagens que já faziam parte dos planos de assinatura, os pontos acumulados pelos membros, sejam eles através do Clube Livelo, cartões de crédito parceiros, compras feitas no Shopping Livelo ou em sites parceiros e compra de pontos, não têm prazo de validade.
Nós também temos queremos expandir ainda mais nossas parcerias comerciais, trazendo outras empresas para o portfólio da Livelo. Através das nossas soluções, queremos mostrar que podemos aumentar as vendas dos clientes B2B e engajar seus colaboradores através dos nossos produtos de incentivo.
Gostou?
Aproveite para saber mais sobre o Fórum Brasileiro de Fidelização.