Indicadores
Inteligência Artificial no Marketing Mobile: o que esperar e como usar

Inteligência Artificial no Marketing Mobile: o que esperar e como usar

O portal Meio&Mensagem publicou um artigo assinado pelo diretor de vendas da Adjust, Flávio Levi, sobre como a inteligência artificial no marketing mobile.

O texto destaca que é fundamental que a inteligência artificial faça parte de qualquer discussão sobre o futuro do marketing mobile, afinal, o investimento nesta tecnologia é uma das tendências para 2024, de acordo com o Painel Marketing Trends.

Aproveite para ler aqui sobre as tendências para o futuro dos programas de fidelidade de cartões de crédito.

O autor ainda relata alguns dados: de acordo com uma pesquisa recente da Influencer Marketing Hub, 61% dos profissionais de marketing já incorporaram a IA em suas atividades e cerca de 20% alocaram mais de 40% de seus orçamentos apenas para campanhas impulsionadas pela IA. Até 2028, a previsão é que o mercado de inteligência artificial em marketing salte para US$ 107,5 bilhões.

Confira os atuais usos de Inteligência Artificial em marketing mobile:

Automação de tarefas: um dos maiores benefícios práticos é a automação de tarefas repetitivas ou demoradas, como identificar os produtos ideais para recomendar ou os descontos de fidelidade para conceder. Ao assumir essas tarefas, a IA ajuda a reduzir os custos operacionais e melhora a eficiência do fluxo de trabalho, além de mitigar os riscos relacionados a erros de usuário/entrada.

Segmentação de usuários: algoritmos de IA são capazes de identificar padrões, realizar segmentação comportamental e otimizar estratégias de engajamento, analisando dados de clientes em tempo real, incluindo histórico de navegação, demografia, registros de compras, atividade em redes sociais e consultas de pesquisa. Ao entender as características únicas e as necessidades de diferentes segmentos de uma base de usuários ou potenciais clientes, é possível entregar experiências personalizadas para cada um.

Criação de conteúdo direcionado: a IA pode ajudar a analisar a linguagem que mais conversa com o público-alvo e também na pesquisa de palavras-chave. Após essa etapa, incorporar as palavras-chave em copy de sites, discussões em redes sociais, descrições de produtos e campanhas publicitárias pode auxiliar as empresas a alcançar um público maior. Isso também possibilita que os profissionais de marketing tenham mais tempo para se envolver diretamente com os clientes em potencial.

Descoberta de produtos: no e-commerce, a IA é capaz de fornecer mensagens de marketing personalizadas aos consumidores, principalmente por meio de recomendações de produtos em sites, aplicativos e canais de venda. Essa tecnologia consegue utilizar o histórico de aquisições dos clientes e outros comportamentos de compras, como visualizações de páginas de produtos e itens abandonados no carrinho para exibir recomendações de produtos relevantes.

Por fim, o autor relata as perspectivas para o marketing mobile com IA. 

Segundo ele, de acordo com a McKinsey, interações personalizadas não são mais apenas um complemento para as marcas, são uma necessidade: 71% das pessoas  esperam que as marcas personalizem suas interações e 76% ficam frustradas quando isso não é feito. Por isso, com a IA os profissionais de marketing poderão ter mais um recurso para ajudar na formulação de conteúdo.

Ele ainda pontua que, para que o mercado possa colher mais recompensas, é extremamente importante considerar a IA como uma tecnologia em constante desenvolvimento e permanecer atualizado sobre seus últimos avanços. “A perspectiva é positiva, empolgante e impulsionada pelas possibilidades que a IA e outras tecnologias de próxima geração estão prontas para oferecer em 2024 e além”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *