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Tendências para o futuro dos programas de fidelidade de cartões de crédito

Tendências para o futuro dos programas de fidelidade de cartões de crédito

Um artigo publicado pelo portal The Wise Marketer relata que, movidos pelo atual cenário de incerteza econômica, os programas de fidelidade de cartão de crédito enfrentarão desafios em 2024. Confira, a seguir, as tendências para o futuro dos programas de fidelidade de cartões de crédito listadas pelo portal:

Tendência 1: os consumidores vão buscar por valor nos programas de fidelidade

Um estudo de 2023 da IAG/Avios (Reino Unido) descobriu que 92% dos consumidores estão recorrendo a programas de fidelidade para gastos diários. Mais de 50% dos entrevistados disseram que estão procurando ativamente novas maneiras de acumular pontos e maximizar seu retorno quando gastam dinheiro.

Por outro lado, os consumidores também estão se mostrando mais inconstantes. Desde a pandemia, foi relatado que cerca de 75% dos consumidores dos EUA experimentaram novos comportamentos de compra em resposta às pressões econômicas. Desses, 40% experimentaram um novo método de compra e 36% testaram uma nova marca.

Estas conclusões aplicam-se tanto aos EUA como à América Latina e à Europa, onde o aumento do custo de vida diminuiu o poder de compra dos consumidores. 

Por isso, vale destacar: os consumidores estão claramente em busca de valor, e o valor proporcionado pelos programas de fidelidade dos cartões será testado por eles nesse ano.

Confira aqui algumas ideias de benefícios para clientes fiéis.

Tendência 2: os consumidores vão acumular dívidas no cartão de crédito

Os consumidores têm gastado mais desde que a Covid recuou. E a dívida do cartão de crédito também aumentou, passou de US$ 1.081 bilhões em 2021 para US$ 1.151 bilhões em 2022, e chegou a US$ 1.231,8 bilhões em 2023 (aumentos de 6,5% e 6,9%, respectivamente). As taxas de inadimplência do cartão de crédito também subiram acima de 2% no terceiro trimestre de 2022 – ainda baixas em comparação com a história, mas com um aumento notável desde a Covid.

É importante, então, que os programas de fidelidade de cartões de crédito saibam como dosar as cobranças de taxas e juros x as possibilidades de recompensas em seus programas. Pode ser interessante para os clientes buscar ofertas de preços e descontos em pagamentos. Resta saber se essa é uma opção interessante para os cartões.

Tendência 3: o cash back deve se tornar mais atraente

Respondendo ao apelo dos consumidores que buscam valor e ajuda com o orçamento mensal, há programas de fidelidade e emissores de cartões de crédito criando mais oportunidades para os titulares de cartões ganharem através da categorias “gastos diários”. Por exemplo, o programa Avios (40 milhões de membros) adicionou Uber, Nectar e Barclays como opções de locais onde seus clientes podem gastar seus pontos.

A Wise Marketer publicou recentemente uma pesquisa em conjunto com a Engage People que mostrou um aumento no interesse dos clientes em “pagar com pontos”, seja no ponto de venda ou no website, evidenciando o anseio dos consumidores por valor, conveniência e novas possibilidades de pagamento.

Nessa pesquisa, 84% dos entrevistados indicaram que têm grande ou alguma probabilidade de usar a opção de pagar com pontos no futuro e que são mais propensos a fazê-lo nas categorias de gastos diários: supermercados, lojas on-line e lojas de conveniência. Importante para os emissores de cartões: o estudo mostrou que aproximadamente 76% dos entrevistados estão dispostos a considerar trocar seus cartões de crédito para maximizar os benefícios de pagar com pontos.

Tendência 4: valor dos descontos à vista pode ofuscar as recompensas do cartão de crédito

A fim de reduzir os custos com as crescentes taxas de transação com cartão de crédito, bares, restaurantes, cafeterias e outros varejistas estão oferecendo descontos para o pagamento com dinheiro. Os descontos variam entre 2 e 3,5%.

Já entre 2020 e 2022, a taxa de ganho para cada dólar gasto em um cartão de crédito cresceu de 1,4 centavos para 1,6 centavos por dólar.

De certa forma, isso abre espaço para que consumidores experientes façam cálculos e encontrem mais valor percebido no pagamento em dinheiro, à vista, do que no uso de cartões a fim de acumular pontos.

Por isso, é importante que, cada vez mais, os programas de fidelidade de cartões de crédito considerem contar com mais parceiros nas categorias de gastos diários e outros recursos para criar valor mais imediato para os titulares dos cartões. Também é preciso considerar melhorar a experiência dos membros dos programas de fidelidade, adicionando opções, interações e recompensas personalizadas para manter os clientes engajados com seus produtos.

Aproveite para ler a entrevista exclusiva com Rodrigo Villela, vice-presidente de serviços e dados da Mastercard Brasil:

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