
Como usar a inteligência artificial na estratégia de marketing em 2023
Uma pesquisa realizada pela Morning Consult para a IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em suas operações. Dessas, 30% utilizam na área de Marketing e Vendas.
As informações, publicadas pelo portal Administradores, que têm como fonte a especialista em marketing Glaucia Hora, relatam que a IA já está presente em diversos tipos de ações de marketing. Ela é bastante utilizada na segmentação de públicos, feita com base em dados como idade, gênero, local, interesses e comportamentos de compra.
Quando aliada à uma CDP (Customer Data Platform), ferramenta que permite a organização de dados dos clientes de várias fontes em um só lugar, a IA pode se tornar um poderoso instrumento de análise e identificação de padrões e tendências, que são bastante úteis na otimização das campanhas de marketing.
A partir da observação dos padrões de comportamento de compra dos consumidores – o que inclui produtos que já foram adquiridos e produtos pesquisados em ferramentas de busca –, é possível prever tendências e criar campanhas hiper personalizadas, que sejam precisamente direcionadas aos clientes em momentos específicos e ofereçam itens com maior probabilidade de compra de acordo com as características de cada um.
Além disso, a utilização da IA permite a criação de conteúdos relevantes e personalizados para os clientes, baseados em suas preferências pessoais. Por exemplo, é possível empregar este recurso na produção de títulos para posts em blogs, publicações nas redes sociais, e-mail marketing ou recomendações customizadas por meio de algoritmos. Estas ações podem resultar em mais conversões e aumentar a interação da marca com o público.
A inteligência artificial também pode ser utilizada na análise de sentimentos dos consumidores em relação à empresa. A partir dela, é possível saber o que as pessoas pensam sobre a marca e como estão reagindo às campanhas nos canais de comunicação. Dessa maneira, fica mais fácil entender o que está funcionando ou o que não está, facilitando na alocação de recursos e na tomada de decisões.
Os chatbots alimentados por IA também podem ajudar a modernizar a estratégia de marketing. Eles interagem com os clientes em tempo real, e podem responder perguntas comuns, fornecer suporte e promover mais interações que simplificam a jornada de compra. Por meio da coleta de dados, os chatbots de IA podem melhorar a experiência do cliente de forma significativa, além de personalizar o contato e gerar mais engajamento, seja no website ou nas redes sociais.
De maneira geral, a IA pode ser utilizada para segmentar diferentes públicos, prever comportamentos e tendências para recomendações personalizadas, interagir com clientes de forma significativa e fornecer dados que geram insights para melhorar a atuação no mercado. Entretanto, é importante ter em mente que a ferramenta deve ser usada com responsabilidade, ética e uma estratégia bem definida para, assim, ajudar as empresas a obter os melhores resultados em 2023.