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Os principais desafios para o varejo brasileiro em 2023

Os principais desafios para o varejo brasileiro em 2023

Uma matéria recente publicada no portal Diário do Comércio traz alguns insights de especialistas sobre os principais desafios do varejo brasileiro em 2023.

O texto pontua que na era de pandemia, expansão do e-commerce e revolução digital, a omnicanalidade, isto é, a integração de todos os canais de contato com o cliente, aparece como essencial para o sucesso do setor.

Segundo Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, ouvido pela reportagem, o varejo, para ser competitivo, tem de ser eficiente no on-line e no off-line. E mais: segundo texto, as lojas não podem mais se dar ao luxo de só vender produtos. Elas têm de oferecer serviços e ainda funcionar como mini centros de distribuição.

As marcas estarão mais presentes no mundo digital, com e-commerce, lives, programas de compra em redes sociais, buscando interferir na jornada do consumidor. “A loja tem de ir até o consumidor, onde ele estiver, e não esperar por ele.” Grandes marcas devem continuar se juntando, diz ele, em um movimento que deve tornar os lojistas independentes mais frágeis, com mais dificuldade para competir. 

Para ele, programas de fidelidade também devem fazer parte do dia-a-dia do comerciante. É a partir desses programas, de acordo com Marinho, que se forma uma base de dados para conhecer e interagir com a clientela, tornando o negócio promissor.

Confira, a seguir, um resumo com os principais desafios apontados pelos especialistas:

DADOS DOS CLIENTES

Maurício Morgado, líder do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV, destaca a ‘leitura’ de dados de clientes. “A grande dificuldade será transformar toda essa parafernália de dados dos consumidores em informações úteis para o negócio. Não adianta ter dados e não saber usá-los.”

AMBIENTAL E SOCIAL

A agenda ESG, sigla, em inglês, para ambiental, social e governança, também precisa estar cada vez mais presente nos negócios do varejo. “Os lojistas, especialmente os pequenos, estão perdidos. Alguns até têm algumas ações sociais, mas são mínimas”, afirma.

‘FEIJÃO COM ARROZ’

Marcos Hirai, fundador do Núcleo de Desenvolvimento de Expansões Varejistas (NDEV), diz que especialistas em varejo gostam de falar de inovação, omnicanalidade, experiência. “Mas o fato é que tem mais consultor falando o que precisa ser feito para ser competitivo do que varejista adotando. Há ainda muito ‘feijão com arroz’ a ser feito no varejo brasileiro”, diz.