Dia dos Namorados e varejo: dicas para conquistar os corações dos consumidores
O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para o varejo e também para o setor de fidelização. Aqui vão algumas dicas, publicadas pelo portal The Wise Marketer, para conquistar os apaixonados na data e nos meses seguintes:
1. Opções online
Uma pesquisa norte-americana revelou que, por lá, 40% dos gastos dessa data vêm de compras online. Importante pontuar que as categorias joias e vestuário merecem destaque na data. Para os varejistas que vendem joias uma dica essencial é garantir que a qualidade e o valor dos produtos sejam detalhados claramente nas redes sociais; 55% dos consumidores acham “importante” que os joalheiros o façam, de acordo com a revista InStore.
2. Lembre-se de falar sobre o amor… aos pets!
Em 2023, um recorde de 32% dos consumidores comprou brinquedos que fazem barulho, guloseimas e uma variedade de itens da moda para seus bebês peludos. Em 2024, espera-se que eles alcancem ainda mais.
3. Dê pontos extras aos primeiros
Os varejistas têm mais chances de fechar as vendas do Dia dos Namorados mais cedo – e à frente dos concorrentes – se usarem os dados e vantagens de seus programas de recompensa. Um programa pode enviar aos seus membros mais ativos ofertas ou promoções exclusivas por tempo limitado em produtos do Dia dos Namorados, incluindo pontos de bônus. Uma boa dica para os varejistas é também mostrar a sua lealdade aos membros apaixonados. Por exemplo, enviar junto com as compras cupons ou um coração de chocolate grátis são uma boa.
4. Nova categoria em alta
Que tal investir na Geração Z? Varejistas e marcas podem – e devem – usar o marketing a seu favor em promoções do tipo TikTok, por exemplo.
5. Lembre-se da outra metade
Há, claro, aqueles que não vão comemorar o Dia dos Namorados. Mas isso não significa que eles não vão se cuidar. Quase 30% daqueles que não compram para um namorado marcam a ocasião com alguma coisinha para si, ou saem com os amigos. Lembre-se, então, de ofertas que atraem igualmente esses compradores. Sugestão: ofereça promoções em presentes que não sejam do Dia dos Namorados ou emita pontos de recompensa em dobro em itens auto-indulgentes até o dia anterior a data.
6. Seja gentil na oferta de troca de presentes
Um pouco mais de flexibilidade nas opções de devolução para compras no Dia dos Namorados, incluindo devolução e trocas gratuitas, pode ser uma boa. Afinal, os clientes que erram o alvo provavelmente se lembrarão de quem estava ao seu lado quando precisaram: 71% são mais propensos a comprar em varejistas com políticas de devolução brandas, de acordo com um relatório de 2023 da Blue Yonder; 73% têm maior probabilidade de devolver em uma loja, se receberem um incentivo.