Novidades do mercado
Conheça os 5 setores de comércio eletrônico que serão completamente transformados pela tecnologia do drone

Conheça os 5 setores de comércio eletrônico que serão completamente transformados pela tecnologia do drone

Comprou on-line, chegou. Entregas expressas têm sido uma constante no comércio eletrônico. Seja nos deliverys de comida, seja nas compras maiores, de livros a eletrodomésticos. À medida que as expectativas do cliente em relação aos prazos de entrega aumentam, cresce também a pressão sobre o desempenho dos entregadores. O instantâneo se tornou uma tendência universal. Por isso, a indústria de comércio eletrônico, que pode usar drones para enviar e entregar suas mercadorias rapidamente, tem muito a ganhar.

Para se ter uma ideia, o uso de drones no setor de logística deve aumentar a receita do e-commerce em até 25% nos próximos 10 anos e garantir uma economia de US$ 10 milhões aos varejistas em custos de envio. Não é de se admirar que muitas grandes empresas, como a Amazon, tenham começado a fazer experiências com entregas de drones há alguns anos.

Mas você deve estar se perguntando: e por que os drones (tecnologia do drone) não foram implementados no e-commerce até agora?

Um dos principais motivos pelos quais a entrega de drones está estagnada é a legislação atual e as preocupações com a segurança. Embora algumas empresas como Amazon e Alphabet (Google) tenham recebido permissão para testar seus projetos de drones com pacotes de entrega reais, há um ponto de atenção a se levar em consideração.

Atualmente, as regras mencionam que o drone deve ficar na linha de visão do operador, o que limita muito o raio de atuação e cria um impeditivo para que os drones sejam pilotados automaticamente por softwares pré-programados em distâncias maiores.

Outra questão é a de privacidade, já que esses drones “invadirão” as casas das pessoas.

E, no que se refere aos problemas logísticos, os drones devem ter mais dificuldade do que humanos para encontrar endereços mais desafiadores, como corredores estreitos ou caminhos com barreiras. Por isso, deixar um pacote pode resultar em produtos quebrados e drones danificados.

As soluções para resolver esses problemas seriam:

– Pontos de entrega especiais. Esses pontos seguros de entrega seriam colocados na vizinhança, perto o suficiente para que a maioria das pessoas pudessem caminhar facilmente até eles, o que resolveria o problema de segurança do pacote e localização de endereços.

– Hexacópteros para redundância do motor. Um drone com mais de 4 motores significa que mesmo que um deles falhe, ele ainda será capaz de permanecer no ar e aumentará consideravelmente a segurança.

– Sensores de IA e de prevenção de obstáculos. Adaptando as rotas às emergências da aviação e evitando automaticamente os obstáculos podemos chegar a um ponto em que a regulamentação mudará.

Mas se esses obstáculos forem superados, quais setores a tecnologia do drone vai alcançar e mudar?

1. TRANSPORTES DE PRODUTOS DENTRO DE UM RAIO CURTO DO ENTREGADOR

Para entregas locais, as empresas precisariam ter áreas onde drones possam pousar em segurança e compartimentos de armazenamento para as entregas – que requeiram códigos para serem abertos.

Como os drones voariam em linha reta e não precisariam enfrentar o trânsito, a economia de tempo seria enorme. Além disso, cada drone teria apenas uma missão, em vez de entregar vários pacotes antes de chegar ao seu local. Isso vai permitir um avanço enorme as entregas locais.

No entanto, existem limitações técnicas que podem ser problemáticas para esse nicho. Uma delas é a duração da bateria dos drones.

2. ALIMENTOS

Embora a Amazon esteja sempre um passo a frente quando o assunto é entrega via drones, há outros setores que se beneficiariam ainda mais com o transporte ultrarrápido. Os aplicativos de entrega de comida, por exemplo, vêm de uma constante crescente, mas os entregadores do setor estão sobrecarregados.

Durante a pandemia e enquanto as pessoas estão isoladas em casa, a entrega de comida via drones pode se tornar uma solução, inclusive, para minimizar a interação humana e a propagação de doenças.

A entrega no topo de prédios de apartamentos, em áreas especialmente designadas, pode ser uma ótima solução. E quem sair na frente pode se destacar muito. A pizzaria Dominos quer usar seu drone patenteado chamado DomiCopter para entregar pizza quente, sem o risco de esfriar. Os dispositivos de entrega de comida teriam que ser drones à prova d’água e que mantivessem a comida quente.

3. MEDICAMENTOS E INDÚSTRIA DE SUPLEMENTOS

Drones de longo alcance têm sido usados ​​com muito sucesso na distribuição de medicamentos para o HIV em países africanos. Também foram bem-sucedidos no controle do surto de COVID em alguns países.

Embora a maioria dos usos até agora tenha sido direcionada para a ação humanitária e em países do terceiro mundo, fala-se sobre o uso de drones para fornecer doses regulares de medicamentos prescritos. Isso pode ser muito valioso para idosos com deficiência motora ou perda de memória.

Não apenas a indústria de medicamentos para doenças se beneficiaria com o aumento das vendas, mas também a indústria de suplementos nutricionais.

4. MODA

Cada vez mais pessoas compram suas roupas on-line. Essas vendas representaram 46% do total das vendas de roupas nos EUA em 2020.

No entanto, muitas pessoas não confiam em comprar vendo apenas fotos ou indicações online.

Entregas rápidas de drones significariam que você poderia receber um item, experimentar e até trocá-lo ou devolvê-lo no mesmo dia… ou até mesmo algumas vezes por dia.

Em eventos urgentes ou situações de emergência, como, por exemplo, um vestido de dama de honra rasgado em um casamento, seria possível pagar uma taxa extra e substituí-lo em questão de minutos por meio de drone.

5. A INDÚSTRIA DE DRONE

Podemos ter perdido o óbvio, mas uma das indústrias que mais se beneficiarão com essa ampla integração de tecnologia serão as próprias empresas que manuseiam os drones.

Existem milhões de dólares sendo investidos em startups de drones. Pode ser que um grande “unicórnio”, como a Uber, se torne o grande player de drones antes mesmo que a Amazon consiga implementá-los.

Vale lembrar que as operações de drones requerem pilotos, programadores e cadeias de suprimentos completas para funcionarem corretamente. Isso significa a criação de empregos e um grande potencial para empresas em qualquer uma dessas áreas relacionadas aos drones.

Com informações do The Wise Marketer