Associados ABEMF
Construção fechou 2021 com 30% de crescimento. Em entrevista, Antonio Serrano diz que Juntos Somos Mais acompanhou e alcançou 1,2 milhões de membros em seu programa de fidelidade

Construção fechou 2021 com 30% de crescimento. Em entrevista, Antonio Serrano diz que Juntos Somos Mais acompanhou e alcançou 1,2 milhões de membros em seu programa de fidelidade

Em entrevista, Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, maior ecossistema do varejo da construção civil, explica como o Programa de Fidelidade acompanhou o setor da construção, o segmento de fidelização e, ainda, a digitalização em 2021: “Apesar dos percalços que a pandemia gerou, ela certamente acelerou a digitalização do varejo da construção que era muito offline. Mas ainda há muito espaço para o crescimento da digitalização no setor”, diz.

Para 2022, ele espera o crescimento de 10% no faturamento do setor da construção civil e o crescimento de três dígitos em diversas de nossas frentes da Juntos Somos Mais. Confira a entrevista:

O ano de 2021 foi desafiador no cenário macroeconômico no mundo todo. No entanto, o segmento da construção civil foi um dos que mais se manteve resiliente, registrando taxas de crescimento. O mesmo aconteceu com o setor de fidelização. Como a Juntos Somos Mais se encaixa nesse cenário? 

A Juntos Somos Mais é o maior ecossistema do varejo da construção civil com soluções digitais que vão da indústria ao consumidor final, passando pelo varejista e pelo profissional da obra. Nesse sentido, apesar dos percalços que a pandemia gerou, ela certamente acelerou a digitalização do varejo da construção que era muito offline. Um exemplo são as vendas online via e-commerce e marketplaces que representavam 1% antes da pandemia e aumentou para 2%. Apesar do crescimento elevado, ainda é muito inferior à média do varejo brasileiro que está em torno de 10%.

Outro fator positivo foi a ressignificação dos lares, que trouxe novas possibilidades para a construção, impulsionando as obras e reformas nesse período. Para isso, o setor foi atrás de segurança, e nosso programa de fidelidade, que existe desde 2014 no mercado, ganhou mais relevância gerando valor para todo o ecossistema.

Em relação aos números, como foi o resultado da Juntos Somos Mais em 2021? Quais os maiores destaques? 

O ano de 2021 foi positivo para o varejo da construção que fechou com aproximadamente 30% de crescimento no faturamento. Os números mostram a resiliência de um setor que se adapta rapidamente e consegue crescer mesmo em momentos de adversidade. Falando no ecossistema da Juntos, no ano passado, alcançamos mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 90 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2021 também investimos na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Outro destaque foi a aquisição da operação brasileira do Habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. 

Distribuímos milhões de reais em benefícios aos membros e transacionamos mais de R$ 8,5 bilhões em vendas na Loja Virtual (nosso marketplace B2B). Foi um ano de muita coragem, de empreender, ser resiliente e aprender com os erros com o propósito de transformar a vida de quem constrói e ajuda a construir.

Quais as perspectivas da Juntos Somos Mais para 2022? 

Uma pesquisa feita na Juntos Somos Mais com as indústrias participantes do nosso ecossistema indicou que elas esperam crescimento por volta de 10% no faturamento em 2022. Historicamente, o setor da construção civil é mais impactado com as instabilidades econômicas do que a economia em geral, mas estamos otimistas. Trabalhamos com números de 11% de crescimento em faturamento e 2% de crescimento em volume para o varejo de material de construção. 

Em relação à Juntos Somos Mais, seguimos confiantes de crescimentos de dois a três dígitos nas nossas diferentes unidades de negócio. Em linha com essa aceleração, temos mais de 200 postos de trabalho abertos aqui na Juntos, nosso time está crescendo exponencialmente para trazer cada mais valor a todo ecossistema da construção. Já pensando na retomada total do setor, vamos ser o patrocinador master do grande reencontro da construção civil, a Feicon 2022, que é a maior feira do segmento na América Latina.

E para o segmento de fidelização, quais são os principais desafios de 2022? 

O programa de fidelização da Juntos Somos Mais possui características únicas. São mais de 500 mil membros dentro do universo da construção, abrangendo lojistas e profissionais de obra, conectados a um ecossistema de marcas, indústrias e parceiros de serviço que atuam na customização da experiência e proposta de valor. Esse permanece sendo um dos nossos principais focos. Entendemos que o ciclo virtuoso é trazer, cada vez mais, benefícios e experiências relevantes para os membros, que promovam e ampliem o engajamento deles com o programa e com as marcas parceiras. De forma mais ampla, esses desafios se conectam com algumas tendências do mercado de fidelização que, através da digitalização e uso cada vez mais intenso de dados e capacidades analíticas avançadas, têm trazido mais transparência e praticidade no acúmulo e resgate de benefícios, promovendo a convergência de fidelidade, marketplaces e carteiras digitais, alavancado a personalização de benefícios e a assertividade de ofertas e campanhas.

Em 2021, o segmento de fidelização, assim como o mercado em geral, avançou principalmente no que se refere a tecnologia. Quais serão os principais avanços tecnológicos de 2022?

Nossa estratégia de 2022 terá foco em qualificar nossa base de membros, entendendo em detalhes as necessidades de cada um deles para, assim, poder potencializar o valor que entregamos enquanto Programa de Fidelidade.

Em tecnologia temos o desafio de capturar dados dos mais variados agentes do ecossistema da construção (lojas, indústrias, distribuidores, profissionais que atuam nesse segmento etc.), processar esses dados, transformando-os em informações que gerarão melhor resultado para toda a cadeia.

Estamos na busca constante por novos formas do membro utilizar seus pontos. Teremos avanços tecnológicos significativos nessa frente em 2022. Avançaremos em serviços financeiros e na captura de sinergias com outras iniciativas da Juntos como nosso marketplace B2B.

Também criaremos/evoluiremos uma série de ferramentas que apoiarão o lojista e o profissional de obra em tarefas de seu dia a dia de trabalho, o que contribui diretamente para um maior engajamento, que é nossa busca principal nesse ano.