Programas de Fidelidade para Empresas
Seu programa de fidelidade tem membros zumba ou zumbis?

Seu programa de fidelidade tem membros zumba ou zumbis?

Um artigo divertido do portal The Wise Marketer relata a importância de ter membros Zumba e não Zumbis no seu programa de fidelidade.

O texto pontua que, de acordo com o especialista em fidelidade Adam Posner, “zumbi” é uma pessoa que não tem energia, parece agir sem pensar e não percebe o que está acontecendo (definição do dicionário Cambridge). “Membros de programas de fidelidade zumbis” seriam, então, aqueles membros que não sabem por que são membros, o que está acontecendo com eles, não identificam ou examinam realmente (ou se o fazem, não sabem porquê) e raramente fazem resgates, com pouco ou nenhum fator de cuidado ou conhecimento do programa.

Já “zumba” é um tipo de exercício em que você faz movimentos de dança e outros exercícios ao som de música latina, geralmente em sala de aula com outras pessoas (definição do dicionário Cambridge). “Membros de programas de fidelidade zumba” são aqueles ativos e engajados em seus programas, que têm mais uma conexão mais emocional do que transacional. Eles amam seus programas, têm alegria em seus corações em relação ao programa, falam sobre o programa, compartilham a alegria com outras pessoas e aguardam ansiosamente as recompensas que recebem.

O artigo questiona, então, é possível ter mais membros zumba do que membros zumbis?

E responde: Sim!

E traz uma lista de 13 momentos de magia (únicos ou contínuos) que os programas de fidelidade podem criar para acrescentar alegria às vidas dos seus membros – ou para fazê-los se sentirem como se estivessem dançando Zumba. O artigo ainda recomenda que os momentos sejam lidos ao som de uma música de Zumba. São eles:

  • Um presente surpresa sem motivo;
  • Receber aleatoriamente uma compra gratuitamente;
  • Um bilhetinho/presente/chocolate na entrega;
  • Encontrar um benefício ou recompensa secreta com dicas fornecidas em um site ou na loja;
  • Um presente/recompensa de feliz aniversário;
  • Um convite exclusivo inesperado para um evento ou experiência;
  • Acesso a uma versão limitada do produto (apenas alguns membros recebem a versão limitada);
  • O programa corresponde inesperadamente ao valor da sua compra com uma doação para uma instituição de caridade de sua escolha;
  • Um pedido online incorreto é enviado por uma marca e, como pedido de desculpas ao item correto, eles também permitem que você fique com o outro;
  • Amostras grátis de produtos na compra (na loja ou online);
  • Receber aleatoriamente um presente surpresa gratuitamente em uma compra;
  • Um pedido on-line é entregue mais tarde do que o esperado e há um pequeno presente ou código de desconto para pedir desculpas pelo atraso;
  • Receber pontos/recompensas de um amigo ou familiar como um presente inesperado.

Por fim, o artigo questiona por que é fundamental ter mais membros zumba do que membros zumbis em seu programa. E explica: “um membro ativo e engajado que ama seu programa (e está emocionalmente conectado a ele) fará tudo que você deseja: vai comprar com mais frequência, gastar mais e, ainda, compartilhar sua alegria com outras pessoas, que podem ingressar também no seu programa de fidelidade”.

“Sem membros ativos e engajados que amem seu programa de fidelidade, seu programa estará praticamente em uma zona de zumbis”, conclui o texto.

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