
Seu programa de fidelidade tem membros zumba ou zumbis?
Um artigo divertido do portal The Wise Marketer relata a importância de ter membros Zumba e não Zumbis no seu programa de fidelidade.
O texto pontua que, de acordo com o especialista em fidelidade Adam Posner, “zumbi” é uma pessoa que não tem energia, parece agir sem pensar e não percebe o que está acontecendo (definição do dicionário Cambridge). “Membros de programas de fidelidade zumbis” seriam, então, aqueles membros que não sabem por que são membros, o que está acontecendo com eles, não identificam ou examinam realmente (ou se o fazem, não sabem porquê) e raramente fazem resgates, com pouco ou nenhum fator de cuidado ou conhecimento do programa.
Já “zumba” é um tipo de exercício em que você faz movimentos de dança e outros exercícios ao som de música latina, geralmente em sala de aula com outras pessoas (definição do dicionário Cambridge). “Membros de programas de fidelidade zumba” são aqueles ativos e engajados em seus programas, que têm mais uma conexão mais emocional do que transacional. Eles amam seus programas, têm alegria em seus corações em relação ao programa, falam sobre o programa, compartilham a alegria com outras pessoas e aguardam ansiosamente as recompensas que recebem.
O artigo questiona, então, é possível ter mais membros zumba do que membros zumbis?
E responde: Sim!
E traz uma lista de 13 momentos de magia (únicos ou contínuos) que os programas de fidelidade podem criar para acrescentar alegria às vidas dos seus membros – ou para fazê-los se sentirem como se estivessem dançando Zumba. O artigo ainda recomenda que os momentos sejam lidos ao som de uma música de Zumba. São eles:
- Um presente surpresa sem motivo;
- Receber aleatoriamente uma compra gratuitamente;
- Um bilhetinho/presente/chocolate na entrega;
- Encontrar um benefício ou recompensa secreta com dicas fornecidas em um site ou na loja;
- Um presente/recompensa de feliz aniversário;
- Um convite exclusivo inesperado para um evento ou experiência;
- Acesso a uma versão limitada do produto (apenas alguns membros recebem a versão limitada);
- O programa corresponde inesperadamente ao valor da sua compra com uma doação para uma instituição de caridade de sua escolha;
- Um pedido online incorreto é enviado por uma marca e, como pedido de desculpas ao item correto, eles também permitem que você fique com o outro;
- Amostras grátis de produtos na compra (na loja ou online);
- Receber aleatoriamente um presente surpresa gratuitamente em uma compra;
- Um pedido on-line é entregue mais tarde do que o esperado e há um pequeno presente ou código de desconto para pedir desculpas pelo atraso;
- Receber pontos/recompensas de um amigo ou familiar como um presente inesperado.
Por fim, o artigo questiona por que é fundamental ter mais membros zumba do que membros zumbis em seu programa. E explica: “um membro ativo e engajado que ama seu programa (e está emocionalmente conectado a ele) fará tudo que você deseja: vai comprar com mais frequência, gastar mais e, ainda, compartilhar sua alegria com outras pessoas, que podem ingressar também no seu programa de fidelidade”.
“Sem membros ativos e engajados que amem seu programa de fidelidade, seu programa estará praticamente em uma zona de zumbis”, conclui o texto.
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