Clubes de pontos e milhas. Você sabe o que são?
O princípio dos programas de fidelidade você já conhece: basicamente, para o consumidor final, quanto mais ele consumir em serviços e/ou produtos de uma marca, mais pontos ou milhas ele acumula, como uma moeda de troca – saiba mais aqui.
No entanto, há marcas e empresas que oferecem um adicional aos seus clientes participantes dos programas de fidelidade: os clubes de pontos e milhas.
Os principais programas de fidelidade de companhias aéreas e de cartões de crédito já contam com esse tipo de clube de pontos e milhas. Neles, mediante um pagamento mensal ou anual – uma assinatura, o cliente pode acumular ainda mais pontos ou milhas, todos os meses, além de outros benefícios. A quantidade fixa por mês de que o cliente acumula depende da categoria do clube que ele assina. Ou seja, quanto mais premium, maior o valor e mais pontos acumulados.
Mais benefícios para quem assina um clube de pontos e milhas
Além disso, os membros dos clubes de pontos e milhas participam de promoções e recebem benefícios exclusivos, como descontos e bônus diferenciados na hora de transferir pontos do cartão de crédito para o programa; no caso dos clubes das empresas aéreas, podem haver reservas gratuita de bilhetes, embarque preferencial, acesso à salas VIP, entre outros.
Mas a pergunta que sempre vem à tona é: vale a pena assinar um clube de pontos e milhas? O que vai definir se o clube é ou não um bom negócio é a comparação entre quanto custou acumular os pontos (somando os bônus e o valor de todos os demais benefícios e promoções que você participar) e o valor do que você conseguiu trocar por esses pontos ou milhas.
Para quem já tem um programa de fidelidade favorito e está satisfeito com ele, é provável que o melhor negócio seja assinar o clube desse programa e aproveitar as promoções!
E sabia que alguns dos clubes de pontos e milhas mais conhecidos são de associados da ABEMF? Latam Pass, Smiles e Clube Dotz! Nos próximos posts revelamos os detalhes de cada um desses clubes.
Sobre ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade 11 das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.