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Panorama da Fidelização no Brasil 2023: dados revelam preferências dos consumidores brasileiros

Panorama da Fidelização no Brasil 2023: dados revelam preferências dos consumidores brasileiros

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com Tudo Sobre Incentivos (TSI), lançou recentemente o Panorama da Fidelização no Brasil 2023, o mais importante levantamento sobre o mercado de loyalty do país.

Realizada pela plataforma Opinion Box, a pesquisa ouviu 2.317 pessoas durante o mês de agosto de 2023, com amostragem representativa de gênero, regiões e classes sociais. 

O resultado traz dados sobre o impacto dos programas de fidelidade e de outras iniciativas de fidelização, que, segundo o levantamento, é cada vez maior. Por exemplo, o crescimento no percentual de pessoas que preferem realizar suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios passou de 72% (2022) para 85,2% (2023). Além disso, empresas que investem em programas contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações (transacionais e relacionais) com os seus melhores clientes.

Mas não é só isso! Reunimos aqui alguns dos mais importantes dados deste levantamento, confira: 

  • 80,9% dos respondentes participam de programas de fidelidade, sendo que 53,6% deles fazem parte de até três programas. 
  • Entre as dez características de ações de fidelização que mais causam sensações positivas surgem, em empate técnico nos três primeiros lugares: obter cashback (33%), obter cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%).
  • 83,2% dos respondentes concordam (totalmente ou em parte) que “os programas de fidelidade dos quais sou membro melhoraram a minha experiência e jornada de compra com a marca”. 
  • Para 82,7% dos entrevistados, o reconhecimento (receber um obrigado, badges ou tratamento diferenciado) é um item importante na relação marca-consumidor.
  • A possibilidade de receber benefícios por compras que já faria de qualquer forma é o principal motivo pelo qual participam dos programas de fidelidade, de acordo com 53,8% dos entrevistados. 
  • 43,4% enxergam essas iniciativas como uma oportunidade de economizar dinheiro, ou fazê-lo render mais. Já realizar um sonho, ao resgatar uma viagem, por exemplo, é a motivação de 20% dos participantes de programas de fidelidade. 
  • Os tipos de recompensas mais citadas foram: descontos exclusivos (45,9%), frete grátis para todas as compras (41,1%), produtos ou serviços de marcas parceiras grátis ou com desconto (25,8%), entrega mais rápida (24,5%), ofertas personalizadas (22,4%) e brindes da marca (20,7%).
  • 80,8% dos respondentes conseguiram alcançar algum benefício relevante no último ano, mostrando uma grande interação com os programas de fidelidade.
  • 64,1% acham que atualmente os programas de fidelidade trazem benefícios tanto para companhias quanto para os consumidores. 
  • Das empresas que oferecem os principais programas de fidelidade ou ações de fidelização que conhecem, 93,9% acreditam que elas são confiáveis e transparentes. 
  • 45,4% entendem que as ações de fidelização e benefícios oferecidos estão melhores em relação ao período da pandemia e 37,2% acreditam que seguem iguais ao período pré-pandemia.

Sobre a ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Esfera, Juntos Somos Mais, Latam, Livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem.

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