
Produtos e marcas sustentáveis aparecem entre as tendências de consumo para o segundo semestre
Um relatório divulgado pela Webloyaly, empresa do setor de geração de renda adicional para o comércio eletrônico e parte do grupo Tenerity, aponta que produtos e marcas sustentáveis aparecem entre as tendências de consumo para o segundo semestre deste ano.
De acordo com o texto, publicado pelo portal Mercado e Consumo, isso tem muito a ver com o comportamento do novo consumidor: as gerações mais novas, mais adeptas às causas ambientais, e que vêm influenciando empresas a demonstrarem seu compromisso ambiental.
Os resultados evidenciam ainda a preferência do cliente em consumir através de canais digitais, nos quais podem criar relações de proximidade com as lojas e utilizar serviços personalizados. Essa, aliás, é mais uma consequência da rápida e intensiva digitalização que ocorreu no Brasil e no mundo nos últimos dois anos de pandemia.
Por outro lado, no entanto, embora o contato pessoal tenha ficado mais distante, os programas de fidelidade apontam como uma importante ferramenta para suprir essa distância e criar novas possibilidades. O relatório aponta para o aumento no consumo de produtos de fidelidade vinculados a uma marca ou loja.
De acordo com o vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil Eduardo Esparza, a retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação. “Uma das opções para as empresas é o uso de plataformas tecnológicas que desenvolvam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados ao perfil do consumidor”, diz.
No 5º Fórum Brasileiro de Fidelização, da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), que aconteceu no dia 13 de setembro em São Paulo, foram apresentados insights de uma pesquisa inédita sobre o segmento, feita pela ABEMF. Os novos hábitos de consumo brasileiros foram comparados também aos novos hábitos de consumo do mercado norte-americano, já que o evento também contou com a participação da consultoria internacional da Deloitte, que apresentou uma pesquisa sobre os usuários dos programas de fidelidade nos EUA.
Fonte: Mercado e Consumo