A ABEMF
Multialavancas: o que são e como alavancam os negócios e os programas de fidelidade!

Multialavancas: o que são e como alavancam os negócios e os programas de fidelidade!

Antes de mais nada é importante saber o que são alavancas. Nada mais são do que as estratégias e ferramentas que acionam os gatilhos que levam os consumidores a se relacionarem mais com as empresas. No caso do mercado de fidelização, são as ações que promovem o maior engajamento dos clientes nos programas de fidelização. 

Por exemplo, o acúmulo de pontos em dobro para determinadas compras, descontos para trocas de determinados benefícios e, mais recentemente, o desejado cashback são alguns dos grandes atrativos que podem fazer um cliente participar e aumentar seu engajamento nos programas de fidelidade – leia aqui os principais motivos para criar um programa de fidelidade na sua empresa.

Agora, pense em combinar essas alavancas. Quando as empresas participantes dos programas de fidelidade usam diversas dessas alavancas simultaneamente, elas fazem uso de multialavancas.

Exemplos de multialavancas

Para exemplificar o uso de multialavancas, vamos usar as companhia aéreas. Provavelmente, um dos modelos mais difundidos e bem sucedidos no mercado brasileiro de fidelização são os das cias aéreas.

Inicialmente, os clientes que participavam de seus programas de fidelidade acumulavam milhas ao comprarem passagens aéreas, essas milhas acumuladas podiam, depois de algum tempo, serem trocadas por uma nova passagem aérea da mesma companhia. 

Com o passar do tempo, essas milhas passaram a ser trocadas também por passagens de outras companhias aéreas parceiras. Depois, passaram a ser utilizadas, por exemplo, na locação de veículos de locadoras parceiras. Hoje, é possível, com as milhas acumuladas em uma companhia aérea, comprar móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros.

A forma de acúmulo também mudou. Se antes ele era possível apenas através da compra de passagens aéreas, hoje, é possível, por exemplo, transferir pontos das compras feitas com cartão de crédito de bancos parceiros e transformá-los em milhas, com grandes atrativos.

Assim são as multialavancas

E foi com essa lógica que nasceram algumas iniciativas recentes no mercado.

Por exemplo, o Grupo Ipiranga já contava com o programa de fidelidade Quilômetros de Vantagem, mas, recentemente, criou uma nova empresa a Abastece Aí. Ela integra a dinâmica de pontuação do programa de fidelidade a uma plataforma de pagamento.

Ou seja, os clientes podem “usar o programa como meio de pagamento”. E nesse mesmo lugar se concentra uma das principais alavancas, o retorno dos pontos do programa de fidelidade em dinheiro, uma modalidade de cashback. 

Jeronimo Santos, CEO da Abastece Aí, explica os detalhes no 4o webinar da ABEMF, que você pode conferir aqui.

Mais exemplos

Já a Stix, plataforma de recompensas criada em conjunto pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) e pela RaiaDrogasil (RD), nasceu para ser uma coalização de programas de fidelidade, começando, claro, pelos programas dos próprios fundadores: Pão de Açúcar, Extra, Drogasil e Droga Raia. 

Já a Stix, plataforma de recompensas criada em conjunto pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) e pela RaiaDrogasil (RD), nasceu para ser uma coalização de programas de fidelidade, começando, claro, pelos programas dos próprios fundadores: Pão de Açúcar, Extra, Drogasil e Droga Raia.

A ideia aqui é criar uma moeda única, o ponto stix, que pode ser concedido e trocado por qualquer um dos varejistas participantes – e o objetivo, claro, é ampliar o programa, tanto no sentido de popularizar a utilização de programas de fidelidade nas compras do dia a dia, quanto no sentido de incluir empresas dos mais variados segmentos, que tenham ou não seus próprios programas de fidelidade. Hoje, por exemplo, Etna e L’Occitane são marcas que fazem parte do catálogo de troca de pontos stix por meio da modalidade de resgate em cupom de desconto.

“Com a adoção da mesma moeda de fidelidade, as marcas parceiras da Stix oferecem a seus clientes uma experiência de fidelização muito mais completa. Além de conseguirem juntar pontos de forma mais prática e rápida, esses consumidores podem aproveitar as alavancas promocionais de todas as marcas do ecossistema. A mecânica não só fortalece o relacionamento dos varejistas com seus clientes, como também incentiva que os pontos sejam usados de verdade, um dos principais pilares da Stix”, explica Eduardo Leonidas, CEO da Stix.

E há alavancas para todos

Para os varejistas, o principal é seguir com o protagonismo de oferecer seus próprios programas e, paralelamente, oferecer e aceitar o stix. 

Já os clientes, além da rede ampla de utilização, ainda pode enviar os pontos para amigos e famílias, sem custo, e contam com uma data de expiração única.

No 4o webinar da ABEMF, Leonidas também dá mais detalhes. O CEO da Stix ainda dá dicas para empresas que querem começar a implantar multialavancas promocionais:

“Uma empresa que pretende adotar as multialavancas promocionais em sua estratégia para gerar fidelização precisa, antes de tudo, entender o seu cliente para que eles engajem com essas iniciativas e realmente se sintam recompensados. É importante ressaltar que essa estratégia é definida de acordo com os objetivos de negócio, pois para uma empresa os descontos podem funcionar melhor e para outra a preferência pode ser por prêmios, por exemplo. A partir daí, as possibilidades ficam mais claras e as mecânicas ficam mais fáceis de serem definidas”, diz.

Vale ainda lembrar que as recentes carteiras digitais, os meios de pagamento como pix e via WhatsApp são inovações muito bem-vindas e devem alavancar ainda mais a vida de clientes e empresas, especialmente no mercado de fidelização. Mas isso é assunto para um próximo post no blog!

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade 11 das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

Acesse o site aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *