Programas de Fidelidade para Empresas
Seu programa de fidelidade está pronto para as compras de fim do ano?

Seu programa de fidelidade está pronto para as compras de fim do ano?

Uma matéria publicada pela Forbes reforça: mais um ano passou voando! O texto, no entanto, destaca que a grande temporada de festas no horizonte, torna o momento perfeito para analisar como aumentar as possibilidades dos programas de fidelidade das empresas e, assim, capturar a valiosa atenção dos clientes durante um dos períodos mais movimentados de compras do ano.

E o espaço digital é um ótimo lugar para fazer isso. De acordo com o Adobe Analytics, em 2021, os compradores on-line gastaram US$ 14 bilhões no período entre o Dia de Ação de Graças e a Black Friday. Além disso, os compradores de “fim de ano” priorizam o valor e a conveniência ao decidir onde comprar, informou a McKinsey & Company.

O texto lista algumas estratégias relativamente fáceis de implementar, que recebem muita atenção dos clientes:

  1. Comece a introduzir os benefícios de festas de fim de ano sutilmente, dando uma sensação de aquecimento aos clientes

Uma técnica inteligente que as marcas podem usar é ir aumentando gradativamente o número de benefícios. No entanto, é preciso garantir que a comunicação seja excessivamente clara desde o início, explicando que os benefícios não durarão para sempre. Basicamente, são ofertas como acesso antecipado aos descontos de férias ou acesso inicial a novos produtos, exclusivos para membros do programa de fidelidade. Esse tipo de benefício faz os clientes se sentirem valorizados e animados por fazerem parte do seu programa de recompensas. Certifique-se de garantir as melhores ofertas aos membros mais leais ou de nível mais alto.

2. Crie recompensas com o tema de feriado

As recompensas em si não precisam ter as festas como tema, mas a campanha em torno delas sim. Por exemplo: “Sete dias de guloseimas assustadoras” para o Halloween, “12 dias de Natal”, por aí vai.

3. Ofereça brindes ou regalias

Esse conselho é simples, mas é mais importante do que nunca. Nesse ano, em especial, as pessoas estão mais preocupadas com suas carteiras e contas bancárias, portanto, inclua alguns brindes atraentes em sua oferta de fidelidade. Concentre-se em ofertas práticas, como frete grátis ou um presente gratuito, mas relevantes.

4. Use as festas como uma desculpa para inventar algo novo com um parceiro

Introduza recompensas exclusivas de feriados de parceiros. Trabalhar com um parceiro é uma ótima maneira de gerar entusiasmo adicional – e potencialmente alcançar clientes totalmente novos – então pense em como seus parceiros atuais podem apoiar sua campanha de férias e vice-versa.

5. Crie uma dinâmica de jogo

Minijogos em programas de fidelidade estão na moda. E jogos são sinônimo de engajamento. Afinal, quem não gosta de ganhar num jogo rápido? Um exemplo foi uma campanha de férias com o tema Magic Ball, que dava aos clientes a chance de “virar” a bola mágica e ganhar pontos de bônus – ou talvez não ganhar nada.

Lançar um minijogo é uma ótima maneira de começar pequeno e avaliar o sucesso dos jogos entre seu público. Esteja ciente de que os jogos são um investimento que requer recursos criativos e de desenvolvimento, portanto, reserve um tempo para aperfeiçoar seu conceito e testar os resultados com cuidado redobrado.

6. Prepare-se para as próximas festas e feriados importantes

Se você ainda não tem um programa de fidelidade, mas espera criar um, considere o momento certo. O lançamento antes dos principais feriados lhe dará a chance de testar o programa. Faça um teste de algumas campanhas de fim de ano em feriados com pouco tráfego e, em seguida, prepare-se para uma grande festa de fim de ano (recompensas) quando a alta temporada chegar.