Programas de Fidelidade para Clientes
Milhas e pontos acumulados nos programas de fidelidade: saiba em quais itens eles são trocados

Milhas e pontos acumulados nos programas de fidelidade: saiba em quais itens eles são trocados

De acordo com dados do último levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 52% dos participantes de programas de fidelidade são homens e 48% mulheres. A maioria deles (64%) têm entre 26 e 60 anos. 

No primeiro trimestre de 2021, foram emitidos 57,9 milhões de pontos/milhas e os participantes de programas de fidelidade resgataram 42,7 milhões de pontos/milhas. E em que tipo de coisas esses pontos acumulados são trocados com mais frequência?

Aproveite para ler aqui quais são os melhores programas de fidelidade.

Passagens aéreas

No último trimestre de 2021, 95,1% dos pontos utilizados foram provenientes do varejo e apenas 4,9% originaram-se em viagens. O destino dos pontos acumulados e milhas resgatadas, no entanto, foi: 57,2% foram para passagens aéreas e 42,7% retornam para produtos do varejo.

Os dados sobre pontos acumulados de cada um dos programas de fidelidade são curiosos.

Vale-compras

No programa Stix, por exemplo, os principais prêmios trocados são vale-compras, com valores entre R$ 20 e R$ 40, nos supermercados Extra e Pão de Açúcar e nas farmácias Droga Raia e Drogasil. Em seguida aparecem produtos para casa: em ordem, Talheres Zwilling, panelas Jamie Oliver, potes e refratários WMF; e, por fim, itens de consumo próprio: Red Bull, Nutrigood e caixa de bombom Lacta. 

Já no programa Juntos Somos +, os principais destinos dos pontos acumulados pelo profissionais de obra são, respectivamente: recarga de celular, vales-compra do Ifood e da Americanas, caixa de ferramentas e cafeteira elétrica. Entre os varejistas, os queridinhos do catálogo são as recargas de celular e os produtos para casa.

Produtos e serviços

No Orbia, maior programa de fidelidade por coalizão do agronegócio, equipamentos agrícolas, agricultura de precisão, softwares de gestão e consultorias são os produtos e serviços mais resgatados.

Descontos 

No programa Mastercard Surpreenda, que gera pontos a partir da utilização do cartão Mastercard, que podem ser utilizados como desconto em estabelecimentos parceiros, os parceiros mais resgatados são: Localiza, Outback, Telecine, Pizza Hut e Asics.

Dinheiro na conta

Já no programa Dotz, no segundo trimestre de 2021, 27% das trocas foram de Dotz por dinheiro – função da Conta Dotz em que os clientes convertem os Dotz em reais, que são imediatamente creditados na conta digital.

E não são apenas curiosidades colecionadas pelos programas de fidelidade. Eles também colecionam números impressionantes.

Por exemplo, a Stix atingiu a marca de 2 milhões de clientes em 9 meses de operação. Desde 2019, quando começou o programa de fidelidade para profissionais de obra, na Juntos Somos + já foram feitos 93.500 resgates de prêmios. Já no programa de fidelidade para o varejo da Juntos Somos + foram distribuídos mais de 130 mil prêmios entre janeiro e junho de 2021, ou seja, mais de 21 mil prêmios por mês. Convertendo os pontos resgatados em reais, os membros do varejo tiveram mais de R$ 9 milhões em benefícios. O programa de coalizão da Orbia teve 10 bilhões de pontos transacionados no primeiro ano de operação. Já a Conta Dotz – conta digital da Dotz Inc.- registrou 1,5 milhão de downloads no segundo trimestre de 2021. Número 10 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Isso tudo só confirma: o segmento dos programas de fidelidade está em alta! 

Confira a seguir mais informações sobre o setor:

Participar de um programa de fidelidade vale mesmo a pena?

O futuro dos programas de fidelidade

Sobre a ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade 11 das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.